Exercício físico para idosos

Exercício físico para idosos

A prática de exercício físico é recomendada para manter e/ou melhorar a densidade mineral óssea e prevenir a sua perda. A associação entre tratamento medicamentoso e exercício é uma excelente maneira de prevenir fraturas.

A atividade física constitui um excelente instrumento de saúde em qualquer faixa etária, em especial no idoso. Diminui a incidência de quedas, o risco de fraturas e a mortalidade em portadores de doença de Parkinson. Para maior benefício, esses pacientes devem incluir treinamento de equilíbrio, caminhadas e exercícios de força. Tem sido preconizada também para para outras doenças neurológicas, como esclerose múltipla e Alzheimer.

Os idosos portadores de osteoartrose também podem e devem praticar exercícios, desde que adaptados à sua condição.
Assim, a atividade física regular melhora a qualidade e a expectativa de vida do idoso. Um programa de atividade física para o idoso deve ser precedido de uma avaliação médica e contemplar os diferentes componentes da aptidão física, incluindo exercícios aeróbicos, de força muscular, de flexibilidade e de equilíbrio.

Fonte: Posicionamento Oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: Atividade Física e Saúde no Idoso.

Dr. Jonathan Scapin Zagatti

Por: Dr. Jonathan Scapin Zagatti

Médico Ritmologista, Especialista em Doenças do Ritmo Cardíaco e Cardiologia Geral